Energia é o setor que continua a liderar o investimento estrangeiro direto na Albânia.

Segundo dados do Banco da Albânia, o fluxo de investimento estrangeiro direto na forma de expansão de capital continua concentrado no setor de energia, com 38%, seguido do setor de intermediação financeira com 21%, telecomunicações com taxa de 11% e o setor de hidrocarbonetos 7%.

O Banco da Albânia anuncia que os investimentos estrangeiros diretos ascenderam a 454 milhões de euros no primeiro semestre deste ano.

Enquanto no primeiro trimestre de 2020 o investimento direto estrangeiro ascendeu a 227 milhões de euros, sendo que a indústria extractiva e a energia representaram cerca de 65% do investimento total.

O setor de energia tem dominado o investimento estrangeiro desde o início de 2016, graças ao grande projeto do Gasoduto Transadriático, mas também a muitas obras importantes para a produção de energia hidrelétrica. A maior parte desses investimentos já está sendo finalizada e novos projetos foram lançados neste setor, principalmente voltados para investimentos em energias renováveis.

Espera-se que o ciclo de grandes investimentos no setor de energia e hidrocarbonetos aumente significativamente o valor do investimento estrangeiro para o período seguinte.

E-mail me when people leave their comments –

You need to be a member of vidaestavel to add comments!

Join vidaestavel